Página inicial da Elnet [alt+0]
Buscar no site inteiro
| Busca avançada
Entrar
Salvar senha
Elnet Mobile (nova janela) [alt+2]
Receba nossas notícias no celular
Canais:
Operadora:
Número do Celular:
Receba nossas notícias pelo celular
Condições do serviço

Cancelamento
Newsletter
Receba nossas notícias e promoções por email
Nome:
E-mail:
Cadastre seu e-mail e receba nossa NewsletterCancelar o recebimento da Newsletter
Home » colunistas
Sexta Feira, 20/10/2006
Conhecimento e Sabedoria
Jair Souza Leal
Cada formatura que participamos, significa mais um passo dado na aquisição de conhecimentos. Eles são extremamente úteis nas conquistas e posições que desejamos e precisamos galgar. No entanto, é preciso lembrar que precisamos também dar mais um passo na aquisição de sabedoria. Ela é extremamente necessária para a boa utilização dos novos conhecimentos. Só que sabedoria não se adquire na escola. Há pessoas nas escolas que têm muito conhecimento, e pouca ou nenhuma sabedoria. E, conquanto tenham um grande saber, uma grande bagagem intelectual, vivem mal, se relacionam mal, são infelizes, frustradas e vazias. Tudo porque se esmeraram em adquirir conhecimentos, e não tiveram o mesmo empenho para adquirir sabedoria.

Há pessoas fora da escola que sequer aprenderam a escrever o nome, mas são possuidoras de uma incrível sabedoria, que além de lhes tornarem úteis ao mundo, dá brilho, sentido e beleza às suas vidas. Não faço apologia da ignorância, mas a perspicácia me leva a ver o mundo se tornando cada dia mais repleto de conhecimentos. O conhecimento se torna cada vez mais abrangente, diversificado, disponível e instantâneo. Mas o mundo não está se tornando cada dia melhor. A conclusão que sou forçado a tirar é, que, a proporção do aumento do conhecimento não é a mesma do aumento da sabedoria, que é o que pode mudar a humanidade para melhor.

Bom será se pudermos casar os dois; o conhecimento à sabedoria. Seremos dignos de duplicada honra. A sabedoria ajudará a conduzirmos nossas vidas de maneira correta e digna, e a tomar decisões acertadas. O conhecimento nos capacitará a manter a vida, e a executar com destreza o que exige as nossas decisões. Mas se conhecimento se adquire na escola, onde adquirir a sabedoria?

A Bíblia diz que: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Então, amar, honrar, crer, obedecer, servir e respeitar a Deus, são condições necessárias para começarmos a adquirir sabedoria, para nos tornarmos pessoas de respeito, cheias de amor, justas, prudentes e equilibradas. E sem estas qualidades a humanidade não subsiste. A Bíblia diz ainda que, em Cristo, "estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." Conhecer a Cristo, portanto, é ter o privilégio de penetrar e desvendar um imensurável tesouro; uma inesgotável fonte de sabedoria e de conhecimentos.  Mas tudo isto tem um preço: "Ir a Cristo, não nos custa nada; seguir a Cristo, nos custará alguma coisa; mas servir a Cristo, nos custará tudo."

Posso assim afirmar convicto que, a fé, acrescenta muito saber à humanidade. E sem fé, é impossível agradar a Deus. Sem Deus, é impossível adquirir sabedoria. Sem sabedoria, o conhecimento será vazio, fugaz e indigno. Como seres humanos que somos, pensamos, mas também sentimos. Não poderemos usar somente uma parte do nosso ser. O mercado de trabalho exige conhecimento; os relacionamentos exigem sabedoria. Não adianta ser um bom profissional e um péssimo colega de trabalho, um péssimo pai, um péssimo marido.

Não dá para viver sem trabalho; mas trabalhar sem estar vivendo uma boa vida será um verdadeiro inferno. Devemos ser bons profissionais, sem deixarmos de ser bons seres humanos; saber executar tarefas, e saber também amar; investir no desenvolvimento da ciência, e também no desenvolvimento da fé.
 
Então, deixo este meu incentivo à você. "Na medida da perfeição a que já alcançamos, nela prossigamos... Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento; reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas... Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria, e o homem que adquire conhecimento."

--------------------------

Jair Souza Leal - Autor do livro "4 Homens e Um Segredo", acadêmico de Direito, auxiliar na Igreja Batista Memorial do Bairro Industrial, Contagem/MG. Contatos: jairsouzaleal@ig.com.br
 

» Outras Matérias do Autor
Contabilizando os Resultados
Andando com Deus
Deus tem uma surpresa para você (Atos 3:1-10)
O Melhor presente para uma mãe
O mar não está para peixe (Mateus 8:23-27)
Você quer ficar rico?
Destaque-se no meio da multidão
Se minha jumenta falasse...
A lógica de Deus
Inversões
Lições do Futebol Para a Fé Cristã
A vez da literatura
A Páscoa
A parábola do arroz e a prosperidade
Quem é culpado pela ignorância?
Crescer e multiplicar
Comida e sobremesa
A Eleição e a Evangelização
Estevão está querendo bis
Parábola do dente estragado
Atração fatal
Quem está perdendo?
Mensagem de Natal
Perseverança
Contabilizando os Resultados
A vez da literatura
Pela diminuição da violência e da impunidade
Por que estudar a Bíblia?
Pastor, que homem é esse?
A PÁSCOA
O Segredo do Sucesso
Por que estudar as doutrinas da Bíblia?
O Melhor presente para uma mãe
Milagres, como alcançá-los? Estar no lugar certo*
Filhos pecadores (Lucas 15:11-32)
Independência ou morte
Os loucos e os incoerentes
Quem estiver sem dívida, atire o talão de cheques
Ser Criança
Visão além do alcance
® ELNET 2006 - Todos os Direitos Reservados.
MK Shopping
BUSCA POR PRODUTO
Buscar produto