Página inicial da Elnet [alt+0]
Buscar no site inteiro
| Busca avançada
Entrar
Salvar senha
Elnet Mobile (nova janela) [alt+2]
Receba nossas notícias no celular
Canais:
Operadora:
Número do Celular:
Receba nossas notícias pelo celular
Condições do serviço

Cancelamento
Newsletter
Receba nossas notícias e promoções por email
Nome:
E-mail:
Cadastre seu e-mail e receba nossa NewsletterCancelar o recebimento da Newsletter
Home » igreja
Sexta Feira, 02/03/2007
Teologia reconhecida pelo MEC
Curso da Igreja Metodista do Rio de Janeiro é o único do estado validado pelo ministério da Educação
Bruno Barreira
Agora todos que desejaram receber o título de bacharel em teologia, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, basta concluir os créditos do  Curso de Teologia da Metodista do Rio. O aluno interessado, conforme informações da própria instituição, deverá permanecer de 12 a 18 meses matriculado. Conforme informações do programa, “alunos que tenham que cumprir mais do que 680 h/a (os 18 meses obrigatórios do Currículo Básico do Programa) – lhes será dado mais 18 meses, totalizando 36 meses para a conclusão do Programa de Integralização de Créditos em Teologia”.

Os candidatos devem seguir as seguintes regras: “a)Os que pleiteiam integralização devem comprovar certificação do Ensino Médio ou equivalente; b)Os que pleiteiam integralização devem ingressar no curso de Teologia da Metodista do Rio por Processo Seletivo; c)Só podem pleitear integralização aqueles que advêm de cursos livres em Teologia com, no mínimo, 1600 horas aulas; d)Os que pleiteiam integralização devem comprovar conclusão em curso livre em Teologia através de diploma e histórico escolar do referido curso livre”.

O processo seletivo é elaborado e aplicado pelo setor de vestibular da Metodista do Rio. A seleção inclui exame de Língua Portuguesa, com 20 questões; redação sobre um tema teológico-pastoral – demonstração do conhecimento da gramática teológica e da capacidade de articulação da mesma em caráter interdisciplinar, como também a condição do pensamento do candidato. Quanto à classificação, a avaliação totaliza 10 (dez) pontos. Assim, tem o exame de Língua Portuguesa (5 pontos) e Redação (5 pontos).

A instituição descreve o reconhecimento do MEC como uma confirmação dos cinquenta anos de existência do curso. “A Metodista do Rio tem seu curso de Teologia reconhecido pelo MEC com conceito B. Trata-se de uma sólida escola teológica com aproximadamente 50 anos de existência. Seu quadro de professores é constituído de mestres e doutores. Possui excelente acervo teológico histórico em biblioteca central no Campus da Metodista do Rio e moderna infra-estrutura educacional. Por este fato, a sua proposta de um programa de turmas especiais de Integralização em Teologia não encontra apenas correto amparo na Lei, mas oferece ao aluno perfeita estrutura educacional e a garantia de uma sólida formação expressa em um diploma reconhecido também por outras grandes e tradicionais instituições teológicas do país e do mundo. Isso, certamente, abre muitas possibilidades, como, p.ex. a facilidade de posterior continuidade de estudos nos cursos de pós-graduação em Teologia, Ciências da Religião e demais áreas como Filosofia e Ciências Humanas no Brasil e no exterior”, diz a nota.

Veja, abaixo, o documento na íntegra

 Normatização e informações gerais aos candidatos ao Programa de Integralização de Créditos em Teologia que pleitearão aproveitamento de créditos para a obtenção de título de bacharel em Teologia por curso devidamente reconhecido pelo MEC.

1 – O que é o Programa de Integralização de Estudos Teológicos?
É um programa de turmas especiais a ser criado pelo Curso de Teologia da Metodista do Rio para o aproveitamento de créditos de cursos livres de Teologia e a conseqüente regularização, no MEC, como portadores de diplomas de Bacharel em Teologia.

2 – Quanto ao Amparo Legal e a Sua Devida Legislação
O processo de Integralização de Estudos Teológicos está definido pelo parecer n.º CNE/CES 0063/2004, aprovado em 19/02/2004, com publicação no Diário Oficial da União de 01/04/2004 em resposta ao processo n.º 23001.000015/200403.
 
3 – Integralização de Estudos Teológicos por Curso Devidamente Reconhecido pelo MEC
A Metodista do Rio tem seu curso de Teologia reconhecido pelo MEC com conceito B. Trata-se de uma sólida escola teológica com aproximadamente 50 anos de existência. Seu quadro de professores é constituído de mestres e doutores. Possui excelente acervo teológico histórico em biblioteca central no Campus da Metodista do Rio e moderna infra-estrutura educacional. Por este fato, a sua proposta de um programa de turmas especiais de Integralização em Teologia não encontra apenas correto amparo na Lei, mas oferece ao aluno perfeita estrutura educacional e a garantia de uma sólida formação expressa em um diploma reconhecido também por outras grandes e tradicionais instituições teológicas do país e do mundo. Isso, certamente, abre muitas possibilidades, como, p.ex. a facilidade de posterior continuidade de estudos nos cursos de pós-graduação em Teologia, Ciências da Religião e demais áreas como Filosofia e Ciências Humanas no Brasil e no exterior.
 
4 – É possível a equivalência de Cursos Livres e Cursos Superiores Reconhecidos?
O Parecer CNE/CES 0063/2004 descarta qualquer possibilidade da concessão de equivalência de títulos entre cursos livres de Teologia e cursos superiores de Teologia com reconhecimento pelo MEC. Não é possível o reconhecimento de diplomas de cursos livres de Teologia pela Metodista do Rio. O que é possível, então?
Através do Programa de Integralização de Créditos em Teologia, o futuro aluno – após aproveitamento de seus estudos teológicos anteriores, devidamente matriculado, com desempenho acadêmico satisfatório nas disciplinas da Metodista do Rio e aprovado no exame final – receberá um novo diploma de curso superior devidamente reconhecido (o diploma de Bacharel em Teologia do Curso de Teologia do Centro Universitário Metodista Bennett).

5 – Regras para os Candidatos ao Programa de Integralização em Teologia
a)Os que pleiteiam integralização devem comprovar certificação do Ensino Médio ou equivalente;
b)Os que pleiteiam integralização devem ingressar no curso de Teologia da Metodista do Rio por Processo Seletivo; (vide item 7)
c)Só podem pleitear integralização aqueles que advêm de cursos livres em Teologia com, no mínimo, 1600 horas aulas;
d)Os que pleiteiam integralização devem comprovar conclusão em curso livre em Teologia através de diploma e histórico escolar do referido curso livre.

6 – Formas do Processo Seletivo e Classificação dos Candidatos
O processo seletivo será elaborado e aplicado pelo setor de vestibular da Metodista do Rio. 
6.1 – Quanto ao processo seletivo:
A) Exame de Língua Portuguesa, com 20 questões;
B) Redação sobre um tema teológico-pastoral (demonstração do conhecimento da gramática teológica e da capacidade de articulação da mesma em caráter interdisciplinar, como também a condição do pensamento do candidato);
6.2 – Quanto à classificação:
A avaliação totaliza 10 (dez) pontos, sendo: Exame de Língua Portuguesa (5 pontos), Redação (5 pontos).

7 – Número de Vagas Oferecidas pelo Programa
Serão oferecidas em 2007.1 o total de 340 vagas no Programa de Integralização. Sendo:
A) Turmas especiais em regime presencial diurno: 50 vagas. (manhã, 2ª e 4ª feiras ou sábados)
B) Turmas especiais em regime presencial noturno: 50 vagas. (Junto com o curso noturno)
C) Turmas especiais em regime à distância: 240 vagas. (semi-presencial)

8 – Documentação Necessária Para Inscrição no Programa
A) Fotocópia RG e CPF;
B) Diploma do Ensino Médio (antigo Segundo Grau) e Histórico Escolar;
C) Duas fotos 3 x 4 cm;
D) Diploma de Teologia e Histórico Escolar com conteúdo das disciplinas cursadas;
E) Currículo Pessoal (Modelo Próprio da Metodista Rio - em Anexo);
F) Memorial (máximo de 25 linhas);
G) Formulário de inscrição preenchido;
H) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

9 – Carga Horária Mínima do Programa de Integralização em Teologia
Todo candidato passará, obrigatoriamente, por uma análise individual de currículo e conteúdo programático, conforme estipulado na Lei 0063/2004. Sendo que:
A) Os alunos com 2.240 h/a ou mais, caso tenham satisfatório aproveitamento de seus créditos, deverão cursar apenas o Currículo Básico do Programa de Integralização de Créditos em Teologia que é de 680 h/a (vide item 11).
B) Alunos com menos de 2.240 h/a deverão, além de cursar o Currículo Básico do Programa de Integralização de Créditos, cursarem mais algumas disciplinas em regime presencial no Curso de Teologia da Metodista do Rio, a serem definidas pela coordenação do mesmo até que completem as 2.920 h/a do seu bacharelado.

10 – Opção de Integralização por Tecnologias Modernas de Educação a Distância (semi-presencial)
As disciplinas do Curso de Bacharelado em Teologia da Metodista do Rio podem ser oferecidas com a utilização de tecnologias modernas de educação à distância (EaD) até o limite de 20% (vinte por cento) da carga horária do seu curso. Para o Programa de Integralização serão oferecidas disciplinas por EaD que os alunos poderão cursar até 680 h/a, isto é, que não ultrapassem os 20% da carga horária total do curso de Teologia da Metodista Rio. O aluno que, após a análise de seu histórico, fique definido tenha que cursar mais de 680 h/a deverá, obrigatoriamente, cursar o restante das horas aulas no modo presencial. 

11 – Tempo Mínimo e Máximo de Permanência no Programa
O aluno deverá permanecer de 12 a 18 meses matriculado no Curso de Teologia da Metodista do Rio: 12 meses para cursar créditos do Currículo Básico do Programa de Integralização de Créditos em Teologia (680 h/a) e mais seis meses para elaboração de trabalho de conclusão de curso – TCC (caso não tenha tido aproveitamento na análise do seu currículo). Poderá utilizar ainda os seis meses restantes para a recuperação de disciplinas as quais não tenha obtido aprovação. 
Para alunos que tenham que cumprir mais do que 680 h/a (os 18 meses obrigatórios do Currículo Básico do Programa) – lhes será dado mais 18 meses, totalizando 36 meses para a conclusão do Programa de Integralização de Créditos em Teologia. 
Uma vez que a Lei 0063/2004 é um benefício temporário, e não permanente, os alunos do programa poderão solicitar, desde que por motivos de força maior, trancamento de matrícula por até 12 meses. Ficando sob a responsabilidade da secretaria do Centro Universitário a autorização de períodos de trancamento maiores ao estabelecido aqui.

12 – Regimes do Programa de Integralização
O cumprimento dos créditos do Programa de Integralização por parte do aluno poderá ser feito em regime regular diurno ou noturno ou semi-presencial através de tecnologias de educação à distância (EaD).
Com relação ao desempenho acadêmico, o aluno deverá obter como média mínima para a aprovação nas disciplinas cursadas a nota sete (7,0), aplicando-se esta mesma exigência de nota para o exame final (TCC).
Caso o aluno não tenha apresentado um TCC de seu curso livre ou não tenha obtido aproveitamento na análise do seu currículo, deverá produzir um novo até o final do programa, isto é, uma monografia de conclusão do bacharelado em Teologia (TCC), em acordo com as linhas de pesquisa do Projeto Pedagógico do Curso de Teologia da Metodista Rio.

» Matérias relacionadas
Profissionalizar ou não?
UCB chega ao Brasil
Palhaços do Evangelho
Time Mundial de Oração
Museu da Bíblia
Congresso Árabe em São Paulo
História da Bíblia
Bíblia aos indígenas
Profissionalização de pastores
CFT cria sua Comissão de Ética
Evangelismo no carnaval
® ELNET 2006 - Todos os Direitos Reservados.