Página inicial da Elnet [alt+0]
Buscar no site inteiro
| Busca avançada
Entrar
Salvar senha
Elnet Mobile (nova janela) [alt+2]
Receba nossas notícias no celular
Canais:
Operadora:
Número do Celular:
Receba nossas notícias pelo celular
Condições do serviço

Cancelamento
Newsletter
Receba nossas notícias e promoções por email
Nome:
E-mail:
Cadastre seu e-mail e receba nossa NewsletterCancelar o recebimento da Newsletter
Home » igreja
Quarta Feira, 08/08/2007
Revelações Proféticas
Para muitos profecias vêm de Deus e para outras do diabo. Como discernir?
Ana Cleide Pacheco
A Bíblia Sagrada é o livro que tem o maior conteúdo de profecias
A Bíblia Sagrada é o livro que tem o maior conteúdo de profecias
Nos tempos do Antigo Testamento, Deus escolhia um homem e fazia dele um profeta, entregando-lhe mensagens para que fossem anunciadas ao povo. O profeta usado sempre carregava uma grande responsabilidade espiritual, pois era o homem que levava ao povo a palavra de exortação, bênção, castigo e tudo o mais que Deus queria que soubessem. Esses homens, apesar da grande intimidade que tinham com Deus, sempre foram perseguidos de várias formas, e chegavam a arriscar a própria vida para entregar a mensagem.

O fato é que Deus sempre se comunicou com os homens através de profecias, mas, assim como nos dias de hoje, naquela época também apareceram vários falsos profetas. Em Jr 14.14 diz: "Disse-me o Senhor: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade, e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam".

Nos dias de hoje ouve-se falar muito em profecias. Visões e revelações têm sido constantes nas igrejas. Acontece que muitas pessoas acreditam e outras não. Algumas crêem que vêm de Deus e outras que vêm do diabo. Dois episódios chamaram muito a atenção da comunidade evangélica relativos ao acidente da TAM que vitimou cerca de 170 pessoas. Um dos episódios envolve um pastor evangélico da Assembléia de Deus que, durante a ministração de uma mensagem no mês de maio, ele descrevia uma visão que muitos associaram ao acidente da TAM. O outro fato é atribuído a um professor que se diz um visionário e que diz ter previsto o acidente e, inclusive, ter registrado em cartório todas as visões que teve. As opiniões se dividem. Deus ainda falar por meio de profecias?

No livro Atos dos Apóstolos, capítulo 2:17 - está escrito: "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos". Deus não é homem para mentir e a Sua palavra diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). Então, porque algumas pessoas não acreditam em revelações?

Para o reverendo Evaldo Beranger, da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, trata-se de um assunto delicado, mas a Bíblia dá alguns caminhos e indicações muito claras a respeito do assunto. "1 Coríntios, capítulo 12, que é um capítulo que fala especialmente acerca dos carismas e dons que Deus concede a seus filhos, discorre sobre isso. E no versículo 7 está escrito que as manifestações do Espírito são concedidas, a cada um, visando um fim proveitoso. Entre essas manifestações estão a palavra de sabedoria, conhecimento, profecias e interpretações. A primeira coisa que precisamos ter em mente é que Deus pode falar o que quiser porque Ele é soberano, mas não vai contradizer a sua própria palavra. Qual a finalidade de se sonhar com acidentes se não se tem idéia da data em que ele vai ocorrer? Se não se pode fazer nada para impedir a tragédia? As profecias bíblicas são direcionadas e elas sempre mostram a maneira de se evitar a tragédia. Quando Jonas foi enviado a Nínive, Deus disse a ele que em alguns dias a cidade seria destruída, a não ser que a população se arrependesse... Eu não creio que esses sonhos ou visões, em que você não pode fazer nada pra resolver, sejam de fato revelação divina".

Para a psicoterapeuta e master couch Eni Peniche, as revelações existem e Deus não se limita por nada. "Eu creio, profundamente, em profecia, pois vivi uma experiência tremenda que me foi revelada e marcou a minha vida. Sou uma das vítimas daquela tragédia que ocorreu em 1998 com o Edifício Palace II e, sete dias antes de acontecer, eu estava orando com um amigo, o pastor Jadiel, e Deus usou aquele homem para ministrar ao meu coração o que aconteceria. Até hoje lembro de suas palavras: 'Filha, seus olhos verão a minha glória e o dia está contado'. E mandou que eu meditasse no livro de Isaías, capítulo 54.11 e 14 (11 Tu, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras. 14 Com justiça serás estabelecida; estarás longe da opressão, porque já não temerás; e também do terror, porque não chegará a ti). Eu não pude evitar a tragédia, eu não sabia que o prédio ia cair – pois se soubesse, não ficaria lá –, mas Deus revelou. E quando acordei, de madrugada, com aquele estrondo, dentro do meu coração ouvi aquela voz: 'Filha, eu te avisei, estou no controle'. Eu senti uma paz... aquela que excede todo o entendimento. Eu e minha família saímos daquele caos bem e conseguimos retomar a nossa vida, isso com a ajuda do Senhor. Eu creio na Palavra de Deus, mas não acredito que a Bíblia limita Deus".

A Palavra de Deus afirma que Ele não é um Deus de confusão, e sim de paz. Então por que o povo discorda tanto quando o assunto é profecia ou revelação profética? Se Deus revelou sonhos a José e a Daniel, por exemplo, por que não revelaria nos dias de hoje? Para o pastor da Assembléia de Deus Ministério Kairós, da Tijuca (zona norte do Rio de Janeiro), as revelações têm seus propósitos. "Acredito que Ele revela por algum motivo específico e não por revelar. Ele não vai trazer nada que vá colocar temor no coração de uma pessoa. Eu acho muito pertinente abordar esse assunto, pois há muita meninice no nosso meio e as pessoas distorcem a Palavra de Deus, que é tão clara".

Alguém pode perguntar: "Se as revelações já estão reveladas e seladas na Bíblia, por que Paulo ensinou sobre o dom de profecias?” A resposta é que a palavra profeta significa "pessoa que anuncia". Se você quer ser um profeta, estude a Bíblia e anuncie as mensagens das Escrituras. A partir do momento em que você prega a Palavra de Deus baseado na Bíblia, você estará profetizando e entregando a mensagem de Deus como todo profeta de Deus sempre fez.

A pastora Solange Bello, da Igreja Batista Nova Ebenézer, que fica em Vicente de Carvalho (zona norte do Rio de Janeiro) acredita que as revelações vêm para ensinar e corrigir. "Creio que, nos últimos tempos, profecias e visões serão constantes. O que precisamos fazer, como servos de Deus, é discernir o que é do homem natural e o que vem do homem espiritual. E isso nos é dado através do Espírito Santo. A Bíblia fala, em todo tempo, sobre profecias. João Batista disse que viria um após ele, que batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Palavra profética liberada sobre a vinda de Jesus. Creio que esse mesmo dom está disponível para a igreja do Senhor Jesus nos dias de hoje. Basta crer e buscar".

® ELNET 2006 - Todos os Direitos Reservados.